Venda de Cabazes de Produtos Hortofrutícolas
Título: PROVE – Promover e Vender
Tema: Cooperação LEADER; Circuitos Curtos;
Promotores:
ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal
TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior
MONTE – Desenvolvimento Alentejo Central – ACE
ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho
DOLMEN – Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega
INTERIOR ALGARVE CENTRAL – Intervenção. Formação. Estudos para o Desenvolvimento Local
ADRITEM – Associação para o Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria
ADERSOUSA -Associação de Desenvolvimento Rural das Terras de Sousa
ADER AL – Associação para o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte Alentejano
ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte PRO-RURAL – Associação de Desenvolvimento Integrado de Meio Rural ATAHCA – Associação Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave CHARNECA – Associação para a Promoção Rural da Charneca Ribatejana DESTEQUE – Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente LEADEROESTE – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste PRO-RAIA – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte
Local: Continente
Fundo: FEADER
Programa: PRODER
Medida/Ação: 3.4 Cooperação Leader para o Desenvolvimento / 3.4.1 Cooperação Interterritorial
Custo total: 500.693,00 € Financiamento comunitário: 235.325,71 €
Financiamento Nacional: 190.263,34 € Financiamento privado:75.103,95 €
Síntese
O PROVE é uma rede de núcleos de produtores que comercializa cabazes de produtos hortofrutícolas, através de venda direta e localmente.
Enquadramento
O PROVE é um projecto de cooperação interterritorial entre 16 Grupos de Acção Local em parceria com a Federação Minha Terra, distribuidos pelo território nacional.
Esta iniciativa dá continuidade à experiência e metodologia desenvolvida no âmbito da IC EQUAL., que tinha por objectivo resolver os problemas de escoamento dos produtos locais e tirar partido das relações de proximidade entre quem produz e quem consome, em regiões periurbanas.
O projecto promove novas formas de comercialização de circuito curto, entre pequenos produtores e consumidores, existindo um compromisso de responsabilidade mútua: os produtores vendem os seus produtos obtendo directamente e no imediato, o justo valor pelo seu trabalho e os consumidores adquirem produtos de qualidade e têm a possibilidade de contacto directo com os produtores.
O actual projecto PROVE promove ainda a diversificação de actividades na exploração agrícola, criando Planos de Intervenção na Exploração Agrícola.
Objetivos
Estimular o desenvolvimento de processos territoriais de proximidade;
Fomentar e reforçar a capacidade empresarial local dos pequenos produtores;
Estimular processos de sustentabilidade local através da promoção de novas formas de comercialização de circuito curto, nomeadamente de produtos agrícolas, entre pequenos produtores e consumidores;
Desenvolver novas fontes de rendimento para os agricultores através da diversificação das actividades nas explorações agrícolas, como actividades pedagógicas, turísticas e culturais entre outras;
Estabelecer redes para a inovação dos produtos e/ou dos modos de produção.
Descrição
Formação da Rede de Experiências de Comercialização de Proximidade para adquirir competências tecnológicas, partilhar recursos e conhecimentos e minimizar custos;
Dinamização do Site PROVE e do software G-PROVE
Divulgação do projecto e formação dos mediadores (técnicos dinamizadores da metodologia PROVE no território) através de seminários e oficinas de formação;
Realização 6 visitas de novos produtores a núcleos PROVE já existentes;
Dinamização de actividades para a criação e desenvolvimento dos núcleos de produtores PROVE;
Realização de 2 oficinas para técnicos e produtores sobre como concretizr um Plano de Intervenção na Exploração Agrícola;
Realização de visitas de estudo internacionais e elaboração de um Manual de Intervenção nas Explorações PROVE (Guia de Boas Práticas) para a elaboração de Planos de Intervenção nas Explorações Agrícolas PROVE;
Acções de divulgação do projecto e dos seus resultados.
Resultados
constituídos 53 núcleos PROVE;
participam 120 produtores agrícolas e respectivos agregados familiares;
participam 2500 consumidores;
comercializadas 13 toneladas de produtos hortofrutícolas todas as semanas, nos 81 locais de entrega existentes de Norte a Sul do país;
volume de negócios superior a 850.000 euros/ano
Outra informação
– O conceito de identidade territorial é imprescindivel na definição da estratégia territorial de proximidade – A abordagem territorial estimula a participação e a iniciativa dos actores locais – Esta metodologia proporciona a transferência de conhecimentos e a disseminação de boas práticas entre produtores, consumidores e parceiros. – O sucesso ou insucesso da estratégia depende da forma como os interesses e as relações entre os actores locais estão estruturadas. – O processo territoral de proximidade implica um conjunto de etapas principios e fundamentos essenciais para estimular as relações entre produtores e cosnumidores. Importa esclarecer, dinamizar, responsabilizar e atribuir poder, como forma de fomentar a comercialização de proximidade dos produtos e serviços locais de qualidade.
Contacto
Nome: Manuela Sampaio
Morada:
Telefone: 914 399 539 E-mail: manuela.sampaio@adrepes.pt prove@prove.com.pt Website: http://www.prove.com.pt
Localização